A revista eletrônica do setor florestal

Edição 14 - Ano 02 - N° 11 - 2015

Publicado em 24 de novembro de 2015

Foco na Qualidade

Foco na Qualidade

Dia após dia, os profissionais florestais buscam pela qualidade nas operações. O controle é constante e essencial para que a produtividade se mantenha. A seleção do material genético adequado, o acompanhamento das atividades silviculturais e dos resultados das máquinas utilizadas nas operações de colheita são processos corriqueiros.
No que diz respeito às máquinas, conversamos com os fabricantes e também com as empresas que fornecem os combustíveis dos equipamentos. A matéria principal da edição apresenta a queixa das fabricantes e montadoras por não terem condições de trazerem motores mais tecnológicos para o Brasil devido a falta de qualidade do diesel disponível aqui. Entenda os efeitos do combustível nos motores e o que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) tem a dizer sobre o assunto.
Outro tema em destaque na edição é o controle de qualidade nas operações silviculturais. Independentemente do tamanho da empresa, todas adotam um sistema para avaliar e garantir a qualidade das atividades. Geralmente, são adotados três níveis de checagem, podendo ser todos realizados pela própria empresa ou por uma terceirizada especialista em controle de qualidade.
Confira também uma matéria sobre espécies alternativas ao pinus e ao eucalipto. O plantio destas duas espécies está mais que consolidado no Brasil, mas existem outras, entre nativas e exóticas, que têm seu plantio em pleno desenvolvimento em território nacional. A Revista B.Forest listou cinco dessas apresentando as opções para o mercado e o porquê elas estão chamando a atenção dos produtores brasileiros.
O entrevistado da edição é José Luiz Stape, gerente executivo de tecnologia florestal da Suzano Papel e Celulose. Em entrevista exclusiva, ele fala sobre a carreira, os anos que passou lecionando e pesquisando nos Estados Unidos, a volta para o Brasil e sobre desafios pessoais e do setor florestal.

Saudações Florestais!

Conselho Técnico:
Aires Galhardo (Diretor Florestal da Fibria), Antonio Solano Junior (Gerente de vendas para América do Norte e do Sul da Caterpillar), César Augusto Graeser (Diretor de Operações Florestais da Suzano), Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas), Germano Aguiar (Diretor Florestal da Eldorado Brasil), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Lonard dos Santos (Diretor de Vendas da Komatsu Forest), Mário Sant’Anna Junior (Diretor Executivo Floretal da Gerdau), Rodrigo Junqueira (Gerente de Vendas da John Deere Florestal), Sergio da Silveira Borenstain (Diretor Florestal da Veracel), Teemu Raitis (Diretor da Ponsse Latin America).

B.Forest – A Revista Eletrônica do Setor Florestal
Edição 14 – Ano 02 – N° 11 – Novembro 2015

Malinovski Florestal
+55(41)3049-7888
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 – Hugo Lange – Curitiba (PR) CEP: 80040-252
www.malinovski.com.br / comunicacao@malinovski.com.br

© 2015 Malinovski Florestal. Todos os Direitos Reservados.

continuar lendo

Edições Anteriores