A revista eletrônica do setor florestal

Edição 26 - Ano 03 - N° 11 - Novembro 2016

Publicado em 28 de novembro de 2016

Potencial Florestal

Potencial Florestal

Apesar dos desafios, o setor brasileiro de florestas plantadas continua apresentando um potencial que justifica o posicionamento do país como um dos maiores produtores do mundo. Para que este potencial seja de fato aproveitado e mantido, contudo, é preciso atuar em diversas frentes e linhas de ação.
Para tanto, a capacitação de profissionais habilitados para lidar com a realidade das florestas é essencial. Por este motivo, as grandes empresas têm mantido investimentos em centros de treinamento, necessários para a formação de operadores, gestores e outros profissionais de importância para a produtividade do setor.
Outro aspecto que deve ser cuidadosamente gerenciado é a logística, fundamental, por exemplo, para a gestão otimizada de pátios de madeira, nos quais é imprescindível a redução dos gargalos logísticos para que não haja aumento de custo – e consequente perda de lucratividade – no produto final.
É claro que o potencial das nossas florestas não se restringe à madeira e seus produtos derivados, e tampouco ao mero aspecto econômico. Capaz de fornecer terreno fértil para o plantio das mais diversas espécies, o Brasil tem um potencial único para a exploração comercial de produtos florestais não madeireiros, da erva-mate ao palmito, dos fitoterápicos ao tanino de acácia.
Ainda sobre a potencialidade do setor, confira a análise do professor da ESALQ e diretor executivo do IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), José Otávio Brito.

Saudações florestais!

Conselho Técnico:
Aires Galhardo (Diretor Florestal da Fibria), Antonio Solano Junior (Gerente de vendas para América do Norte e do Sul da Caterpillar), César Augusto Graeser (Diretor de Operações Florestais da Suzano), Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas), Germano Aguiar (Diretor Florestal da Eldorado Brasil), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Lonard dos Santos (Diretor de Vendas da Komatsu Forest), Mário Sant’Anna Junior (Diretor Executivo Floretal da Gerdau), Rodrigo Junqueira (Gerente de Vendas da John Deere Florestal), Sergio da Silveira Borenstain (Diretor Florestal da Veracel), Teemu Raitis (Diretor da Ponsse Latin America).

B.Forest – A Revista Eletrônica do Setor Florestal
Edição 26 – Ano 03 – N° 11 – Novembro 2016

Malinovski
+55(41)3049-7888
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 – Hugo Lange – Curitiba (PR) CEP: 80040-252
www.malinovski.com.br / comunicacao@malinovski.com.br

© 2016 Malinovski. Todos os Direitos Reservados

continuar lendo

Edições Anteriores