A revista eletrônica do setor florestal

Edição 75 | Março/Abril

Publicado em 23 de abril de 2021

Queridos amigos e leitores da B.Forest,

Queridos amigos e leitores da B.Forest,

Nos mais diversos segmentos da indústria, os avanços tecnológicos das últimas décadas possibilitaram grandes ganhos em produtividade, segurança e inovação. É o caso também do setor de florestas plantadas, que se desenvolveu exponencialmente graças à criação e ao desenvolvimento de máquinas e equipamentos capazes de substituir as operações manuais ou semi-mecanizadas, que expunham os trabalhadores a níveis muito mais elevados de risco — como era o caso em operações de colheita de madeira.
A reportagem especial desta edição traz um amplo panorama das operações de colheita florestal no Brasil e em outros países com atividade florestal desenvolvida, como a Alemanha e a Finlândia. Ainda, a matéria aponta algumas das principais tendências para o futuro da colheita florestal, como a operação mecanizada em áreas de maior declividade, a possibilidade de uma colheita 100% automatizada e a importância cada vez maior dos princípios da agenda ESG no planejamento de tais operações. Ainda, esta edição traz artigos sobre o impacto da alta dos combustíveis nas operações florestais, bem como as principais inovações tecnológicas da nova linha de cabeçotes Waratah e outros conteúdos como uma análise do papel do Pinus elliottii no Brasil.
E nosso convidado especial é Caio Zanardo, profissional com ampla bagagem no setor florestal e que recentemente assumiu o cargo de CEO da Veracel. Na conversa com nossa equipe, Caio destacou alguns dos principais pontos do novo relatório de sustentabilidade da empresa, bem como os maiores desafios que assume à frente da Veracel — e como já está preparado para enfrentá-los. Confira!

 

Ricardo Malinovski
CEO
continuar lendo

Edições Anteriores