The magazine of the forest sector

Issue 16 | January

Publicado em 26 de March de 2016

Novas perspectivas

Novas perspectivas

O ano de 2016 está no começo e promete ser repleto de desafios. Isso não é algo ruim, mas muito promissor. Desafios são oportunidades de crescimento, uma forma de o setor encontrar alternativas e novidades para aprimorar suas atividades. Um exemplo está registrado em nossa matéria de biomassa. Empresas de celulose e papel, serrarias, entre outras, utilizam os resíduos de madeira como fonte de energia. Saiba como se encontra o mercado atual de geração e cogeração de energia no Brasil, a legislação vigente e as perspectivas de mercado, além dos benefícios que a utilização dos resíduos proporciona.
Ainda sobre oportunidade, as regiões montanhosas estão sendo bastante utilizadas para plantio florestal. Com isso, as empresas encontraram soluções para tornar as operações nestas áreas rentáveis e produtivas. O maior desafio está na colheita, que precisou da adaptação e criação de máquinas e equipamentos especializados em condições adversas. Confira na página 16 as tecnologias disponíveis para realizar a colheita em áreas declivosas.
Os pequenos produtores também estão em destaque. Diferente das grandes empresas, eles não têm acesso fácil a máquinas e equipamentos tecnológicos, mas precisam que seus plantios sejam rentáveis e produtivos. Confira na matéria de silvicultura como é o trabalho nas pequenas propriedades, de que forma o governo auxilia esses produtores e as tecnologias que podem ser empregadas para melhorar a gestão.
Não perca a entrevista exclusiva com João Fernando Borges, diretor florestal da Stora Enso. Ele fala sobre carreira, desenvolvimento do setor florestal e os benefícios que a empresa encontrou na cogeração de energia utilizando o licor negro.

Saudações florestais!

Conselho Técnico:
Aires Galhardo (Diretor Florestal da Fibria), Antonio Solano Junior (Gerente de vendas para América do Norte e do Sul da Caterpillar), César Augusto Graeser (Diretor de Operações Florestais da Suzano), Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas), Germano Aguiar (Diretor Florestal da Eldorado Brasil), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Lonard dos Santos (Diretor de Vendas da Komatsu Forest), Mário Sant’Anna Junior (Diretor Executivo Floretal da Gerdau), Rodrigo Junqueira (Gerente de Vendas da John Deere Florestal), Sergio da Silveira Borenstain (Diretor Florestal da Veracel), Teemu Raitis (Diretor da Ponsse Latin America).

B.Forest – A Revista Eletrônica do Setor Florestal
Edição 16 – Ano 03 – N° 01 – Janeiro 2016

Malinovski Florestal
+55(41)3049-7888
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 – Hugo Lange – Curitiba (PR) CEP: 80040-252
www.malinovski.com.br / comunicacao@malinovski.com.br

© 2016 Malinovski Florestal. Todos os Direitos Reservados.

continuar lendo

Edições Anteriores