A revista eletrônica do setor florestal

Edição 19 | Abril

Publicado em 20 de março de 2016

Setor Florestal em Progresso!

Setor Florestal em Progresso!

Em uma época de instabilidade econômica e política é comum acompanharmos o aumento dos índices de desemprego. Em março, ele já era de 8,5% (IBGE) e as projeções não são animadoras. Porém como diz a máxima “em momento de crise devemos nos reinventar”. Com a profissão de engenharia florestal não é diferente. Muitos profissionais foram realocados, perderam o emprego ou seguiram rumos impensados até então. Por outro lado, milhares de jovens, ano após ano, escolhem a área como seu sonho futuro. Por este motivo, apresentamos uma reportagem completa com o panorama do mercado da engenharia florestal no Brasil (p.16).
Mas a evolução do setor não para por aí. Nos últimos 20 anos, foi possível observar uma grande mudança nos implementos para transporte de madeira. As fabricantes buscam constantemente por materiais mais leves, seguros e até mesmo por novos conceitos de transporte que proporcionam a redução dos custos e maior qualidade da madeira – veja na página 28.
Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do setor foi a atitude das empresas! Elas começaram a se preocupar com suas imagens frente as comunidades localizadas no entorno dos plantios e unidades fabris. Esta mudança proporcionou uma dupla vantagem: melhor relacionamento com as mesmas e adequação aos critérios sociais e ambientais avaliados nas certificações. Conheça a experiência de empresas que passaram por processo e alcançaram bons resultados.
Acompanhar as transformações e construir uma carreira de renome exige dedicação e adequação profissional constante. Foi assim que Antônio Joaquim de Oliveira, diretor-presidente da Duratex, conseguiu se manter na empresa por 30 anos e assumir a posição. Conheça mais sobre ele e os próximos passos da Duratex, na entrevista principal da edição!

Saudações Florestais!

Conselho Técnico:
Aires Galhardo (Diretor Florestal da Fibria), Antonio Solano Junior (Gerente de vendas para América do Norte e do Sul da Caterpillar), César Augusto Graeser (Diretor de Operações Florestais da Suzano), Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas), Germano Aguiar (Diretor Florestal da Eldorado Brasil), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Lonard dos Santos (Diretor de Vendas da Komatsu Forest), Mário Sant’Anna Junior (Diretor Executivo Floretal da Gerdau), Rodrigo Junqueira (Gerente de Vendas da John Deere Florestal), Sergio da Silveira Borenstain (Diretor Florestal da Veracel), Teemu Raitis (Diretor da Ponsse Latin America).

B.Forest – A Revista Eletrônica do Setor Florestal
Edição 19 – Ano 03 – N° 04 – Abril 2016

Malinovski Florestal
+55(41)3049-7888
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 – Hugo Lange – Curitiba (PR) CEP: 80040-252
www.malinovski.com.br / comunicacao@malinovski.com.br

© 2016 Malinovski Florestal. Todos os Direitos Reservados.

continuar lendo

Edições Anteriores