A revista eletrônica do setor florestal

Edição 23 | Agosto

Publicado em 23 de março de 2016

Positividade no Ar

Positividade no Ar

Expectativas positivas dão o tom para o mês de agosto. Afinal a Ibá acabou de publicar o seu relatório anual, referente às áreas plantadas 2015. O resultado apresenta a estabilidade em relação a 2014, atingindo 7,8 milhões de hectares. Portanto, mesmo com as adversidades econômicas enfrentadas pelo país, pode-se afirmar que o setor figurou entre os poucos com resultados positivos.
A receita bruta do setor totalizou R$ 69,1 bilhões em 2015, o que representa 6% do PIB Industrial e as exportações somaram cerca de US$ 9 bilhões, o equivalente a 4,7% das exportações brasileiras. Além disto, até o final do mês deve haver a definição do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff e, finalmente, o Brasil deve retomar a recuperação.
Na mesma onda de otimismo está o mercado do pinus, que mesmo com as áreas de plantio estáveis na região Sul, dia após dia, ganha produtividade com a aplicação do melhoramento genético. Na matéria de Silvicultura (p.16) saiba mais sobre as principais espécies plantadas e seus possíveis usos.
Como fator preponderante para o sucesso dos empreendimentos florestais e de resultados ainda melhores, estão as estradas de uso florestal e, em especial, o planejamento da drenagem. Entenda mais a respeito na reportagem de estradas (p.46).
Para completar a edição, conversamos com Maurício Bicalho de Melo, diretor geral da ArcelorMittal Bioflorestas e presidente da Associação Mineira de Silvicultura. O profissional acredita no desenvolvimento do setor florestal e aposta no uso da madeira para produção de energia!

Saudações florestais!

Conselho Técnico:
Aires Galhardo (Diretor Florestal da Fibria), Antonio Solano Junior (Gerente de vendas para América do Norte e do Sul da Caterpillar), César Augusto Graeser (Diretor de Operações Florestais da Suzano), Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas), Germano Aguiar (Diretor Florestal da Eldorado Brasil), José Totti (Diretor Florestal da Klabin), Lonard dos Santos (Diretor de Vendas da Komatsu Forest), Mário Sant’Anna Junior (Diretor Executivo Floretal da Gerdau), Rodrigo Junqueira (Gerente de Vendas da John Deere Florestal), Sergio da Silveira Borenstain (Diretor Florestal da Veracel), Teemu Raitis (Diretor da Ponsse Latin America).

B.Forest – A Revista Eletrônica do Setor Florestal
Edição 23 – Ano 03 – N° 08 – Junho 2016

Malinovski
+55(41)3049-7888
Rua Prefeito Angelo Lopes, 1860 – Hugo Lange – Curitiba (PR) CEP: 80040-252
www.malinovski.com.br / comunicacao@malinovski.com.br

© 2016 Malinovski. Todos os Direitos Reservados.

continuar lendo

Edições Anteriores