A revista eletrônica do setor florestal

Edição 59 | Setembro

Publicado em 5 de março de 2019

Queridos amigos e leitores da B.Forest,

Queridos amigos e leitores da B.Forest,

À medida que nos aproximamos do fim de 2019, também começamos a vislumbrar os novos horizontes que a terceira década do novo milênio trará em todas as esferas da sociedade. Para os setores produtivos, mudanças na dinâmica do comércio internacional e grandes avanços tecnológicos deverão transformar profundamente as indústrias de todo o planeta.
Um dos principais conceitos discutidos atualmente em termos de novas tecnologias produtivas é a Indústria 4.0, que terá processos altamente conectados, inteligentes e automatizados. No setor de florestas plantadas, muito já se discute sobre o conceito de Floresta 4.0 – e é justamente este o tema da primeira reportagem especial desta edição. Outra tendência das indústrias da nova década é o uso de energia renovável, e a biomassa florestal representa uma excelente alternativa, capaz de gerar energia ininterruptamente durante todo o ano. Na segunda matéria especial do mês, saiba mais sobre as exportações brasileiras de pellets e biomassa florestal nesse mercado cada vez mais desenvolvido.
Por fim, esta edição também traz uma entrevista exclusiva com Moacir Reis, presidente Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS). Confira a entrevista na íntegra nas páginas a seguir.
Como novo CEO da Malinovski, responsável por levar adiante nossa missão de ir Além da Floresta, passo agora a assinar a direção da Revista B.Forest, esta publicação que, às vésperas dos cinco anos de existência, visa cada vez mais tornar-se companheira indispensável de todo profissional florestal.

Ricardo Malinovski
CEO da Malinovski
continuar lendo

Edições Anteriores