A revista eletrônica do setor florestal
Queridos amigos e leitores da B.Forest,
Queridos amigos e leitores da B.Forest,
A nova década já começou e os setores florestal e madeireiro do Brasil já iniciam o ano atentos às principais movimentações internacionais. Conforme alerta a Abimci,o mercado internacional de madeira, assim como outros segmentos, está enfrentando algumas imprevisibilidades de mercado devido às guerras comerciais em andamento, em especial a disputa entre EUA e China. Neste cenário, é essencial que o Brasil mantenha o foco em manter suas principais vantagens competitivas e desenvolver novas potencialidades comerciais.
É justamente desses desafios da nova década que tratam as principais reportagens desta edição. A primeira matéria traz uma análise do potencial das startups no mercado florestal brasileiro e mundial, enquanto a segunda detalha o status comercial e tecnológico da indústria do carvão vegetal e seus principais desafios. Ainda, apresentamos a nova Escola Técnica da Klabin, tendência para um setor que necessita cada vez mais de mão de obra especializada, e estreamos a nova coluna Bioeconomia Florestal, em que será discutido o potencial de bioprodutos diversos como a lignina e celulose microfibrilada.
E nosso primeiro entrevistado do ano é Erich Schaitza, novo chefe geral da Embrapa Florestas. Com ampla experiência na área da pesquisa florestal, o profissional discute a sinergia entre iniciativa privada e instituições de pesquisa e o futuro das ciências florestais. Confira!